Imagem: Exame.com |
E aí leitores. Setembro de 2014 é um dos mais importantes para o mundo da tecnologia, é época de lançamentos, confirmações de rumores, novos smartphones, smartwatchs, softwares, entre outros. Nesse post, irei fazer um breve resumo dos novos aparelhos lançados na keynote da Apple em 09/09/2014.
Assim como o ano passado, a Apple lançou dois novos aparelhos, mas ao contrário do ano passado, não foi lançado um menos potente e o mais potente, dessa vez os dois tem o mesmo processador, e um deles tem a tela maior e estabilização óptica na câmera.
Estou falando do iPhone 6, de 4,7 polegadas, e do iPhone 6 Plus, de inacreditáveis 5,5 polegadas!
Inacreditáveis porque na época de Steve Jobs, a Apple tinha uma concepção de que aumentar a tela de smartphones era um tiro no pé e que seria um fracasso de vendas, pois não seria mais possível utilizar o aparelho com apenas uma mão. Hoje, ao comando de Tim Cook, a empresa seguiu o mercado e percebeu que se continuasse com telas pequenas, suas vendas abaixariam.
Na minha opinião, esses novos iPhone mudaram bastante o visual, que era relativamente o mesmo desde o iPhone 4, mesmo assim, não passam de mais do mesmo, pois não tem nenhuma novidade significativa, apenas processador mais rápido, tela maior e design remodelado. Mesmo assim, não deixam à qualidade típica da Apple de lado. Além do ótimo fato de que eles agora vem com suporte à 20 bandas de rede, isso significa que o iPhone 6 ou 6 Plus comprado em qualquer região do mundo será compatível com a rede 4G do Brasil.
iPhone 6 e iPhone 6 Plus |
Os novos aparelhos acabaram de nos mostrar que a Apple deixou de ser a líder do mercado à algum tempo, e que agora ela somente o segue. Mesmo dizendo que foi uma grande evolução em seus aparelhos, seu custo X benefício pode ser bom apenas para os americanos, que em sua maioria são fiéis usuários da empresa. Mas como uma questão de marketing, a empresa faz com que pensemos que nosso atual aparelho está defasado e que precisamos comprar um novo imediatamente, mesmo ele não tendo nada que justifique a troca.Eu particularmente não gostaria de trocar meu iPhone 5C tão cedo, pois ele faz tudo o que eu preciso com uma boa velocidade.
Os aparelhos entrarão em vendas nos EUA agora em setembro mesmo, aqui no Brasil chegarão provavelmente em novembro ou dezembro com preço ainda indefinido.
Se você tem um iPhone antigo, ou gostaria de experimentar o universo Apple, recomendo a compra, mas se tem um aparelho mais recente, como a partir do iPhone 5, não recomendo, a não ser que queira uma tela maior.
Comparando com o Android agora: alguns aparelhos com o sistema da Google já oferecem ou ofereceram há um tempo, o que a Apple só colocou agora, como NFC e estabilização óptica, além de outros recursos, como o compartilhamento por Bluetooth e gerenciador de arquivos por um preço consideravelmente mais barato.
OBSERVAÇÃO: O objetivo inicial deste post era apenas descrever os nonos iPhones, mas decidi colocar minha opinião a respeito. Se deseja um resumo mais detalhado deles, acesse esse link e abrirá uma nova janela para o site do Tecmundo.
Tchau!